Enterro dos ossos

PF mira esquema de lavagem de dinheiro no Rio e São Paulo

Operação é desdobramento das ações da Lava Jato

Dólares foram apreendidos em um dos endereços alvos da operação.
Dólares foram apreendidos em um dos endereços alvos da operação. |  Foto: Divulgação
 

Rio de Janeiro - A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (17) a operação 'Enterro dos Ossos', com foco em combater crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A ação é um desdobramento da 'Operação Patrón', realizada em novembro de 2019, e 'Operação Câmbio', de 2018, ambas pela Lava Jato. 

A operação acontece de forma simultânea no Rio e em São Paulo. Cerca de 50 agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal, em residências e empresas dos alvos.

Em Ipanema, na Zona Sul do Rio, a polícia apreendeu dólares em uma residência. Equipes também estiveram no Leblon e na Barra da Tijuca. 

A PF quer colher material que ajude os investigadores no complemento das ações anteriores. O objetivo é aprofundar as investigações sobre pessoas que mantiveram bens financeiros no exterior que não foram declarados. 

A expressão 'Enterro dos Ossos' é um termo bastante usado pelo brasileiros que se reúnem no dia seguinte de algum evento entre familiares e amigos para dar continuidade ás comemorações. 

Patrón 

O doleiro Dario Messer e o ex-presidente paraguaio Horacio Cartes foram os principais alvos da Operação Patrón, em novembro de 2019.  Na ocasião, a ação foi realizada em desdobramento da Operação Câmbio. 

Câmbio Desligo 

Em maio de 2018, a Força-Tarefa prendeu 30 pessoas envolvidas em um esquema de corrupção que movimentou R$ 1,6 bilhão em mais de 50 países. Um dos investigados, na época, era o então governador do Rio Sérgio Cabral. 

< 'Sumiço' de Gabi Martins arranca gargalhadas de seguidores Juliette responde à alfinetada de atriz; entenda a treta <